top of page

Retinoblastoma

Retinoblastoma é um câncer ocular raro, mais comum em crianças e que se inicia na retina – tecido fino que reveste a superfície interna da parte posterior do globo ocular. Na retina estão localizados os fotorreceptores que transformam a luz em impulsos que são interpretados pelo cérebro como imagens.


A doença ocorre quando as células nervosas da retina desenvolvem mutações genéticas que fazem com que as células continuem crescendo e se multiplicando de maneira desordenada, formando o tumor.


Esse tipo de câncer, além de prejudicar toda a estrutura do olho, também pode invadir estruturas próximas, incluindo o cérebro e a coluna vertebral.


Um dos sintomas mais característicos da doença é a leucocoria, também conhecido como “sinal do olho de gato”.


Normalmente, esse sintoma é identificado depois que os pais tiram uma fotografia com flash da criança. Aí aparece um brilho branco (e não vermelho) na pupila quando a luz incide sobre o olho. Isso pode ser um forte indicativo de que algo está obstruindo a passagem de luz nos olhos


Outros sintomas podem incluir: olhos vermelhos, estrabismo, baixa visão e inflamação.


Se os pais suspeitarem de algum problema no olho, a criança deve ser encaminhada para um oftalmologista para fazer testes específicos, como o teste do fundo de olho e ultrassons.


Além disso, é importante destacar que o teste do olhinho deve ser realizado logo após o nascimento do bebê e periodicamente até os cinco anos, faixa etária mais atingida pela doença.


Fique atento e agende já uma avaliação para seu filho!

bottom of page