CURIOSIDADES

Óculos viciam?

 

A idèia de que quem começa a usar óculos não consegue mais viver sem eles é, de certa forma, verdadeira. Mas não porque causem dependência. Muitas pessoas passam boa parte da vida sem saber que enxergam mal. Quando descobrem e corrigem o problema, elas se dão conta do quanto é mais confortável enxergar com nitidez. È por isso que passam a ter dificuldades em ficar semóculos.

Limão clareia os olhos?

Não, o limão é totalmente contra indicado para uso ocular, pois pode provocar grande irritação, podendo ocasionar até ùlceras de córnea, uma vez que seu suco é bastante ácido.

Diabetes pode causar cegueira?

 

A diabetes agride os olhos provocando catarata, predispondo ao glaucoma e pode causar cegueira em devido a hemorragias na retina. O exame de fundo de olho é fundamental para detectar alterações da diabetes e orientar quanto a aplicação de laser, cuja finalidade é prevenir complicações futuras, que quando não tratadas podem levar à cegueira.

Quem ler demais fica com a vista cansada?

 

Ler nunca fez mal a ninguém. A vista cansada, chamada tecnicamente de presbiopia, é resultado do processo natural de envelhecimento. Com o tempo, o cristalino vai perdendo a capacidade de foco. E isso independe da exigência dos olhos.

 

As lentes de contato não corrigem a visão tão bem quanto os óculos?

Ao contrário: as lentes podem ser melhores que os óculos, principalmente em altos graus de miopia.

Deixar de usar óculos piora a visão?

O uso de óculos não interfere na evolução de problemas como miopia e astigmatismo. O que ocorrem são incomodos da dificuldade para enxergar, como lacrimejamento, vermelhidão nos olhos e dor de cabeça.

Peixe-mandarim

A visão do peixe-mandarim é bem desenvolvida, acima da média dos outros peixes, sendo que seus olhos são capazes de identificar até as cores do ambiente.

Cobras

As cobras da espécie arboreal geralmente têm a visão melhor do que a espécie terrestre. Apesar da visão das cobras não ser particularmente notória, não impede a detecção de movimento. Para além dos olhos, algumas serpentes (crotaláneos e pí­tons), têm receptores infravermelhos sensí­veis em sulcos profundos entre a narina e os olhos que lhes permitem "ver" o calor emitido pelos corpos.

Aves de rapina

As aves de rapina possuem um poder de visão bem acima da média dos outros animais podendo enxergar a quilômetros de distância como se estivessem a poucos metros.