Exame de Diagnóstico

Acuidade Visual

È uma característica do olho de reconhecer dois pontos muito próximos. Vários fatores especificam a esta acuidade, em especial, a distância entre os foto-receptores na retina e também da precisão da refração. Seu reconhecimento é importante, pois na maior parte das vezes tal deficiência pode ser corrigida com terapeutica adequada. A acuidade visual pode ser medida através de escalas optícas.

Ceratoscopia Computadorizada

Faz um mapeamento tridimensional do formato da córnea. As curvaturas corneanas são identificadas facilmente por um código de cores, as áreas mais curvas são mostradas em vermelho ou cores próximas (laranja, amarelo) e as áreas mais planas da córnea na cor azul ou em cores próximas do azul (verde, roxo).

Mapeamento de Retina

É o exame realizado pelo oftalmoscópio indireto, na qual permite visualizar a região periférica do olho, é indicado para o diagnóstico de descolamento de retina, da reniopatia diabética, uveá­tes e diversas retinopatias.

Retinografia

Retinografia consiste simplemente na aquisição de uma fotografia do fundo do olho, que pode ser preto-e-branco ou colorida.

Biometria Utra-Sônica ou Ecobiometria

O exame de Biometria serve para medirmos o comprimento axial, ou seja, o tamanho do olho do paciente. Esse aparelho, baseado no tamanho do olho e na ceratometria do paciente, calcula qual deverá ser o grau da lente implantada pelo cirurgião durante a cirurgia de catarata.

Curva Tensional Diária

Campimetria Computadorizada

É o exame do campo visual realizado em aparelho gerenciado por programa de computador. É um exame mais minuscioso e permite que exames subseqüentes sejam comparados ao longo do tempo. Sendo mais independente do técnico que executa o exame, torna confiável a comparação dos exames executados em diferentes locais, desde que sejam realizados com o mesmo modelo de aparelho.

Gonioscopia

O exame de curva tensional realiza medidas repetidas da pressão intra-ocular nas diferentes horas do dia. Geralmente é usado para pessoas portadoras de glaucoma.

Microscopia Especular de Córnea

A Gonioscopia é um exame que utiliza uma lente especial para o estudo da parte interna do olho, na qual é realizada a drenagem do liquido intra-ocular.

Paquimetria Ultra-Sônica

Microscopia Especular de Córnea fotografa a parte mais interna da córnea, permitindo assim à  análise qualitativa e quantitativa de suas células de seu endoteliais.

Teste de Adaptação de Lente de Contato

É um exame tem como função saber se o paciente tem condições de usar lentes de contato.

É um exame que mede a espessura da córnea, indicado no pré-operatório de miopia, astigmatismo, hipermetropia e de glaucoma.

Auto-Refractor

É um exame tem como função medir o grau de refração do paciente.

Capsulotomia (Yag Laser)

Iridectomia Laser

Teste da Função Lacrimal

Um procedimento indolor e comumente utilizado em crianças, bastante utilizado no pós-cirugico de catarata, alguns tipos de glaucoma,entre outras cirurgias.

Fundoscopia

Um exame que tem como função visualisar o fundo do ocular, é atraves desse exame que é possivel visualizar as arteriolas e capilares do olho.

Tonometria de Aplanação

Permite a medida da pressão intra-ocular, fundamental para o diagnostico de glaucoma.

É uma peruração a laser na periferia da Í­ris, tem como objetivo a passagem direta do humor aquoso da camara posterior para a camara interior. È realizada com lente que apoia sobre a córnea e com a anestesia tópica.

Teste de visão de cores

A percepção de cores é função de receptores na retina  tais são sensí­veis ao azul, verde ou vermelho. Várias doenças podem comprometer a percepção das cores que são analizadas através de testes específicos. Defeitos congênitos, como daltonismo e doenças do nervo óptico causam confusão no eixo verde/vermelho e doenças adquiridas na mascula tendem alterar a percepção de azul/amarelho.

Consiste na sondagem e irrigação da vias lacrimais para avaliar a sua capacidade de drenagem da lágrima nas para as fossas nasais.

Topografia Computadorizada da Córnea

É um estudo topográfico da superfí­cie anterior do olho e permite o estudo de distorções da córnea e a análise da regularidade e posição do astigmatismo.

Lentes de Contato Terapáutica

Servem para tratar distúrbios não-refrativos do olho, costuma ser usado após cirurgias corretivas.